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Check list de documentos para uma viagem internacional de moto

  • Foto do escritor: Journey2World
    Journey2World
  • 10 de dez. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 16 de jan. de 2020

De uma maneira geral, encontrar na internet informações precisas sobre os documentos exigidos pelas aduanas dos países, e procedimentos realizados nos momentos de entrada e saída por terra, não é tarefa fácil. Por isso, queremos compartilhar as experiências de travessias de fronteiras na América do Sul por onde passamos em nossa viagem de moto.

 

Quando se trata de uma viajar em moto a outro(s) país(es) os cuidados devem ser dobrados e as normas seguidas a risca. Isso porque as leis mudam de um território a outro, a tolerância e as penalizações também variam de acordo com as situações interpretações. 

Estar informado e atualizado com as documentações exigidas é fundamental. Há um conjunto de obrigações que se deve levar em conta, como um check list, são estes:


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1. Documento do veículo

Se você não é o proprietário da moto é necessário providenciar uma procuração que conceda a você o direito de sair com o veículo do país, e/ou os devidos documentos do banco ou instituição financeira em caso de financiamento ainda não quitado.


2. Permissão para conduzir

A CNH brasileira é aceita em alguns países por até 180 dias. Para alguns destes é necessário também apresentar o passaporte. Em outros países é obrigatório ter a Permissão Internacional para Dirigir (PID), este documento compreende a tradução da CNH em sete idiomas: espanhol, inglês, francês, alemão, mandarim, árabe e russo. A emissão é feita pelo DETRAN de cada Estado, podendo variar os valores a pagar. Em São Paulo custa R$259,05 (valor de 2018). Uma informação importante é que a PID terá a mesma validade da CNH e é preciso não ter nenhuma irregularidade.


3. Seguros obrigatórios

Assim como o Brasil tem o DPVAT (Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vías Terrestres), os demais países também possuem um seguro obrigatório com cobertura para acidentes envolvendo terceiros. Argentina, Paraguai e Uruguai, por exemplo, exigem o Seguro Carta Verde. No Chile é obrigatório contratar o SOAPEX. No Peru e na Colômbia é necessário ter o SOAT, que apesar de terem o mesmo nome são administrados de maneira individualizada por cada país.

Em geral, estes tipos de seguros são vendidos para os períodos de um, três, seis ou doze meses. Alguns são vendidos on-line, tais como, a Carta Verde e o SOAPEX. Já o SOAT, por exemplo, apenas presencialmente na aduana.


4. Documento de importação temporária do veículo

Normalmente em uma aduana os procedimentos básicos para a moto incluem: preenchimento de um formulário com os dados da moto e do condutor, e vistoria da moto e bagagem. Este último é relativo de país para país, mas esteja preparado em tempo e disposição para encarar esta etapa, se necessário. Ao final devem lhe entregar um documento que comprova a realização dos trâmites e a data da entrada. Atenção para esta data estar de acordo com aquela carimbada no seu passaporte. Sempre que algum policial te parar este papel deve ser apresentado junto com o documento de propriedade da moto, e na maioria dos países ele é mais importante até mesmo que sua permissão de conduzir.



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